Ignorância talvez seja achar que, arrogantemente, tudo já sabemos e apesar de estarmos em constante evolução (quer queira ou não!) não temos a menor ideia do quanto ainda nos falta e que provavelmente sempre vai faltar algo. Compreendo que a cada virar de página estamos mais longe de respostas e sim nos vemos de volta
Ignorância talvez seja achar que, arrogantemente, tudo já sabemos e apesar de estarmos em constante evolução (quer queira ou não!) não temos a menor ideia do quanto ainda nos falta e que provavelmente sempre vai faltar algo.
Compreendo que a cada virar de página estamos mais longe de respostas e sim nos vemos de volta a novas questões. Ou seriam as mesmas, porém com outra indumentária?
Tenho a convicção de que não temos a menor chance de nos achar com certeza de absolutamente nada e também por essa razão buscamos mais e mais conhecimento.
De tal sorte que por mais que nos pareça estar correndo atrás do próprio rabo, na verdade provavelmente estejamos com o norte bem definido, entretanto nem isso podemos afirmar.
Não conseguimos compreender nem o que se passa em nossos comportamentos, medos e raciocínios mais profundos, mesmo com o auxílio da psicologia moderna e como consequência apelamos para seres mitológicos, para o folclore, horóscopo e para as religiões para amansarmos nossa existência e apaziguarmos nossa partida.
Sócrates e a sua frase “só sei que nada sei” já explicava este caminho.
O tanto que evoluímos por conta da necessidade, pela sobrevivência e pelas imposições das guerras e o tanto que nos atrasamos por conta das religiões.
Há também a questão se estamos evoluindo a passos largos ou em passadas de tartaruga.
Quanto mais escavamos em direção de nosso conhecimento, mais nos aparecem dúvidas e questionamentos e hoje sabemos que é bom ter dúvida.
Quero ser incapaz de ter certeza convicta.
E me mover sempre em direção à dúvida e ao questionamento.
E daí ser capaz de saber que nada sabemos e que cada vez que tentarmos saber mais cairemos dentro do conhecimento.
Conhecimento é busca.
Liberdade é conhecimento e dúvida é ir de encontro a esta liberdade.
Nos siga também no Facebook e no Instagram!
Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *